Osteopatia
Osteopatia em Caxias do Sul

Osteopatia

A Osteopatia é uma terapia manual que se baseia na anatomia. Todas as partes do nosso corpo funcionam juntas e interligadas.

Quando temos alguma desordem na mecânica corporal, podemos apresentar algumas restrições e isso pode gerar dor, rigidez, inflamação, entre outros. O objetivo da Osteopatia é reorganizar estas alterações, estimulando e desenvolvendo a harmonia corporal. Existem muitas técnicas e elas são aplicadas de formas diferentes para cada local do corpo.

Ao entendê-las, o Osteopata passa a perceber um início justificado para cada manifestação corporal de dor, e como pode ser tratado, ou mesmo evitado, quando associado à outras manifestações clínicas.

Essa é a visão osteopática, a da causalidade. Logo, o Osteopata procura entender a causa dos problemas a partir de uma avaliação minuciosa.

Desta forma, significa que são considerados outros fatores para a sua melhora: como alimentação, sono, rotina do dia a dia, fatores emocionais e tudo que o rodeia, afinal somos seres complexos. Quando ficamos muito tempo parados, por exemplo, o nosso corpo fica com uma percepção distorcida, Isso pode gerar uma série de tentativas de compensação e dores.

Para um tratamento assertivo não basta uma técnica isolada, o melhor consiste no conjunto: de uma boa avaliação, um bom tratamento, a participação total do paciente e algumas mudanças.

Sua abordagem é global e indicada para todas as idades. Não se utiliza de medicamentos, intervenções cirúrgicas ou tratamentos agressivos ao corpo humano.

O Osteopata é treinado a aprender a tocar, a avaliar e decodificar tudo através das mãos (terapia manual). Assim, ele pode identificar e tratar alterações em alguns tecidos (músculos, ligamentos, fáscias...) e trazer novas informações. Dessa forma se promove um relaxamento local e a diminuição da dor e dos sintomas. A sensibilidade manual desenvolvida no trabalho osteopático também pode diagnosticar o aumento de tensões, perda de mobilidade (movimento) e densificações (alterações) teciduais que impedem a auto-cura do corpo.

Algumas atuações da Osteopatia:

Dores articulares: mãos, ombros, joelhos, pelve, quadril, tornozelos, dentre outras articulações;

Dores na coluna vertebral (cervical, torácica, lombar);

Dores de cabeça, na ATM e em bruxismo;

Sinusite;

Tonturas;

Torcicolos;

Hérnias de discais;

Ciatalgia (dor no ciático);

Dores crônicas e agudas;

Alterações digestivas e congestão visceral;

Refluxo gástrico;

Cólicas menstruais.